quarta-feira, 30 de maio de 2012

Das Hierarquias Angelicais

    Como dito no post anterior, as hierarquias angelicais se dividem em 3 coros cada um com 3 categorias, todas catalogadas por São Tomás de Aquino. Começaremos o estudo dessas hierarquias e depois, passaremos para os anjos com funções especiais.




  1. Serafins
    São os anjos mais poderosos, conhecidos também como "Serpentes de Fogo". Sua primeira aparição é na Gênese. O primeiro anjo a interagir com um ser humano foi o Serafim Samael, que foi condenado a viver em sua forma de serpente para o resto de seus dias. Sua outra aparição foi em Números 21:06, quando Deus pune vários ingratos por estarem falando mal dele enviando suas Serpentes de Fogo para atacarem a população insatisfeita.
     A palavra Serafim vem do hebraico SER (espírito elevado) e RAFA ( aquele que cura/aquele que castiga). São descritos por São Tomás como anjos brilhantes e incorruptíveis e tal é seu esplendor que somente Deus pode olha-los de frente em sua verdadeira forma. A missão dos Serafins é canalizar a energia de Deus e despejá-la nos corações humanos, seja para purificar ou para penalizar. Isaías os descreve no Antigo Testamento com quatro faces, símbolo dos quatro ventos e elementos e seis pares de asas. Os príncipes regentes são Metraton e Shemuel.
  
     2. Querubins
 
    Os Querubins, segundo a teurgia, são os guardiões do Éden. Querubins são seres alados com características animalescas portanto espadas flamejantes. Moisés é orientado por Deus, a por um Querubim de cada lado da Arca da Aliança. Ezequiel os descreve como corpo humano, quatro asas e quatro rostos cada um olhando para um ponto cardeal distinto. O rosto voltado para frente é de um homem, o da direita um leão, o da esquerda um touro e de trás uma águia. Alguns acreditam que esses anjos nasceram a partir das únicas lágrimas de Miguel, que chorou após ver os pecados do ser humano. Os príncipes regentes são Querubiel, Ofaniel, Zofiel e Jehoel.

     3. Tronos

    Seu nome deriva do fato de estarem a frente do Trono Divino. Sua missão é inspirar fé e o poder do criador. Também são encarregados de levar a cabo a justiça divina. Ezequiel em sua visão apocalítpica os descreve comoo rodas de fogo cobertas por uma infinidade de olhos, os quais se movem em união com os Querubins. Os príncipes regentes são Orifiel, Zafkiel, Jofiel e Raziel.

     4. Dominações
 
    Representam a majestade divina. Sua missão é manter a ordem e ajudar nas missões e tabalhos dos anjos menores, coordenando-os. Entre seus símbolos de autoridade estão o Cetro e o Orbe que simboliza o mundo e uma espada que simboliza o pode sob as demais criaturas. Segundo  as tradições angelicais, se vestem de verde e dourado. Seu nome provém da carta de Paulo aos Coríntios de onde menciona aos domínios, aos tronos, as potências e aos principados. Os príncipes regentes são Zadkiel, Hashmal e Muriel.

     5.Virtudes

    A classe a qual pertence Lucibel (Lúcifer). Segundo seu nome, são aqueles que conferem o dom e a virtude dos seres humanos, especialmente a caridade e o valor. Regem sobre os elementos e o mundo material bem como o ciclo natural dos anjos, além de controlarem as leis cósmicas. Foram esses anjos que ajudaram vários heróis, santos e profetas como Sansão, São Pedro e Moisés. Os príncipes regentes são Uzziel, Peliel, Hamaliel, Barbiel, Sabriel, Lucibel e Tarshishel.

     6. Potestades

    Essa classe possui a permissão únicas de castigar e perdoar, além de criar de acordo com os desígnios divinos. A outra parte de sua missão constitui em ajudar o ser humano a resistir as tentações do mal e vencê-los inclinando o amor divino e suas leis. As potestades atuam também como guias de almas perdidas além de escreverem a história da humanidade. A maior parte dos anjos caídos na segunda queda eram desse coro. Os príncipes regentes são Verchiel, Camael e Azazel.

     7. Príncipes

    O sétimos coro é encarregado de proteger todos os reis, príncipes, juízes e governantes, iluminando-os asim como o fizeram com Salomão, para que se tornem sábios e justas decisões. Também defendem as nações, as organizações, o Cetro, a Cruz e as Espada. Os príncipes regentes são Anael, Cerviel e Rekiel.

     8. Arcanjos

    Os grandes guerreiros divinos que batalham continuamente contra as legiões do inferno. Os arcanjos também são descritos como portadores dos decretos divinos e são mencionados por toda a bíblia. A Epístola de Juda relata as ferozes batalhas entre Miguel e vários Daemons pelo corpo de Moisés, onde o líder dos Arcanjos simplesmente não debateu como propôs a entidade, apenas expulsou-a com autoridade divina. Existe uma grand econfusão a cerca dos anjos que pertencem ou não a essa classe, uma vez que no começo dos estudos de Angeologia apenas existiam duas classe: Anjos e Arcanjos. Os príncipes regentes são Miguel, Gabriel, Raphael e Uriel.

     9.Anjos

    São a classe responsável por repassar as mensagens divinas aos homens e a protegê-los. São os conhecidos anjos da guarda, que acompanham, zelam e ajudam o ser humano por todo sua vida. Dizem que para cada homem que nasce, um anjo é criado para acompanha-lo. Enoch relata que existe uma escola para anjos e entre os temas de lá estão a magia e a psicologia humana. Os príncipes regentes são Chayyiel, Adnakiel, Jehudiel e Faleguiel.

     Os Sarim

    Os Sarim são uma classe angelical especial, são anjos cujas funções são para com os outros anjos e a natureza e não com a humanidade e dizem que são os Sarim que comandam os grandes Reis elementais. Primeiramente veremos os que estão a cargo da natureza universal:

  • Gallaliel, a cargo da órbita solar
  • Ofaniel, a cargo da lua
  • Rahatiel, a cargo das constelações
  • Kokabiel, a cargo das estrelas
    Superiores a esses príncipes estãos os príncipes dos 72, os quais correspondem as 72 nações celestes. Os senhores dos sete céus (falaremos deles mais tarde) tiram suas coroas e se ajoelham diantes desses 72 príncipes. Superiores a esses estão os Guardiões dos Portais dos sete palácios que estão em Araboth, o sétimo céu. Esses guardiões se ajoelham diante dos guardiões dos palácios superiores e o sétimo guardião se ajoelha diante dos quatro guardiões dos quatro cantos da Shekinah.
    Superior a esses está Tagas, que está a frente de tidis is celestiais e acima deste está Hamon, aquele que está a cargo do Triságono Divino. Além dele estão ainda os Príncipes Angelicais cujo nome se une ao de Deus:

  1. Tatrasikel YHVH
  2. Atrugiel YHVH
  3. Naarisiel YHVH
  4. Sasnigiel YHVH
  5. Zaziel YHVH
  6. Gevuratiel YHVH
  7. Arapiel YHVH
  8. Asroilu YHVH
  9. Gallisur YHVH
Cada anjo desse possui uma função para com Deus e os seres Celestes, alguns deles inclusive são responsáveis por aplicar castigos nos próprios anjos. O que não significa que sejam mais ou menos fortes que os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário