segunda-feira, 18 de junho de 2012

"Guerreiros Celestes": Gabriel

    O anjo da anunciação , da morte e do renascimento, da vingança e da compaixão. Gabriel é um dos anjos mais contraditórios, sendo ele o arquétipo do fogo que ao mesmo tempo que queima, aquece. É Gabriel que auxilia as almas a encarnarem e na hora de sua morte as conduzem ao seus devidos lugares. Foi ele quem anunciou o nascimento de Cristo.

    As mulheres da bíblia que desejavam filhos como Sara, Raquel, Rebeca, Lia e várias outras obtiveram a graça através desse anjo. A tradição judaica diz que Gabriel instrui o bebê sobre a vida terrena durante a gestação. É ele também o responsável pelos abortos, Azrael não tem poder sobre a morte dos bebês, sendo de Gabriel esse posto, quando a mulher não é boa mãe ou não é hora da criança nascer.
    No dia do Juízo Final, é ele quem tocará as trombetas que acordarão os mortos para o juízo final. Falando em juízo final, foi o próprio Gabriel que revelou a Ezdra os se caminhos da Divina Presença que a alma deve passar para chegar a Deus. Os caminhos descritos são claramente os sete céus, e a jornada é descrita como cheia de obstáculos.
    O nome "Gabriel" significa "Deus é meu poder", esse arcanjo tem diversas representações, mas a mais conhecida é a do anjo com o lírio e a trombeta/pergaminho. Na tradição islâmica, é conhecido como Jibril e foi quem ditou o Corão à Maomé. Segundo Joana D'arc, foi esse mesmo anjo quem a inspirou a lutar na Guerra dos Cem Anos.

Oração a São Gabriel Arcanjo

"Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. Amén!"

Sacrifício a S. Gabriel

Numa noite de Lua Cheia, acenda uma vela prateada à luz da lua e faça o pedido (durante a evocação ou não). Apague a vela num copo de água mineral (de preferência de um rio) gelada e beba num gole só. Após o primeiro pedido, independente de ter sido feito durante a evocação, repita o processo com a água durante nove luas cheias com a mesma vela. Na última noite, deixe a vela queimar até o final.

Cor: Vermelho
Incenso: Sândalo
Pedra: Ágata de fogo
Elemento: Fogo

Um comentário: